JOGO DOS ELEMENTOS DE SIMETRIA E ÍNDICES DE MILLER

AtualizaçãoAntiga 28/ 02/ 2006
Última Atualização 13/ 10/ 2009

em Esperanto/ em Inglês/ em Português

Este jogo apresenta na figura abaixo um cubo em perspectiva num referencial cartesiano e um elemento de simetria que pode ser um eixo de rotação quaternário ou um eixo ternário ou um eixo binário ou um plano de reflexão ou o centro de inversão desenhado em vermelho e um dos seis índices de Miller de plano de face do cubo em vermelho e os demais em preto. O jogo termina quando é dado um clique sobre todos os índices de Miller (no mínimo um e no máximo três) que seriam obtidos pela operação do elemento de simetria dado sobre o plano com os índices de Miller em vermelho.
Cada acerto é assinalado com cara sorridente e erro com cara feia. O horário inicial e final aparece quando o jogo termina.

O Java Applet® antigo, osi7, foi substituído pelo osi7a, o qual possibilita ver a orientação do cubo selecionada em 2006 e uma nova projeção obtida com o recurso da rotação de objetos após um clique no botão 2006.

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Apresentação