ELEMENTOS DE SIMETRIA EM AÇÃO - ANIMAÇÃO

Última Atualização 11/ 09/ 2002

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Jogos educacionais são aqui considerados como uma técnica alternativa para avaliação de estudantes "online". Esta técnica envolve o estudante numa atmosfera agradável e animada. A intenção do indivíduo em alcançar uma boa pontuação mantém atenção e motivação elevadas. Com este recurso será investido tempo em atividades construtivas relacionadas com operações de simetria (OS) e projeções de estruturas tridimensionais.

Para alcançar este objetivo apresentam-se na seqüência abaixo cinco aplicativos em grau crescente de dificuldade, da esquerda para a direita, basta clicar na conexão.
 
tetraedro cubo octaedro dodecaedro icosaedro

O desafio é escolher uma seqüência adequada de cliques nos botões de OS no poliedro selecionado a fim de mover a coloração azul de uma aresta até colorir todas as arestas de azul.

Cada poliedro é iniciado de modo aleatório, o número de diferentes possibilidades iniciais em cada caso é igual ao número de arestas, como pode ser observado na tabela abaixo. Cada possibilidade é aqui denominada como um jogo, de modo que o tetraedro tem apenas 6 jogos.
tetraedro cubo octaedro dodecaedro icosaedro
6 12 12 30 30

Todos os jogos podem ser reiniciados por um clique no centro da figura.

Sempre que um jogo for completado o programa mostrará o tempo inicial e final no topo e na base da figura, respectivamente.

Estudantes da disciplina de cristalografia da Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil resolveram jogos selecionados de OS durante atividade em classe, os resultados gravados por um aplicativo especial são apresentados na tabela abaixo, com os mínimos de botões acionados e tempo para resolver.
 
poliedro # estudantes # jogos mínimo de botões acionados tempo mínimo de resolução (s)
tetraedro 11 6 2 1
cubo 12 12 2 1
octaedro 8 6 2 1
dodecaedro 12 11 4 2
icosaedro 8 8 5 3

Note na coluna "# estudantes" na tabela logo acima a preferência pelo cubo e dodecaedro. Todas os diferentes modos possíveis de iniciar jogos de tetraedro e cubo foram resolvidos, como indicado na coluna "# jogos". Maior número de arestas demanda maior número de cliques e conseqüentemente tempo mais longo para resolver o jogo.

A animação abaixo mostra seqüências aleatórias de botões acionados para o cubo.

Bibliografia

SHUBNIKOV, A. V. e KOPTSIK, V.A., Symmetry in Science and Art, Plenum Press, N.Y., 1974.

SMART, L. e MOORE, E., Solid State Chemistry, Chapman & Hall, London, 1995.

Tabela de temas
 
Apresentação