ROTAÇÃO DE UM VÉRTICE DO CUBO

Última Atualização 24/ 9/ 2014

em Inglês
 









A animação na figura acima representa a rotação do vértice P2 do cubo com coordenadas cartesianas  5; 10; 10 ao redor da diagonal do cubo, em vermelho e definida pelos vértices P0(5; 0; 0) e P1(-5; 10; 10). A trajetória do ponto P2 é representada por uma sequência regular de discos coloridos, projetados do início até completar 120o. As coordenadas cartesianas ao longo de x, y e z para os vértices do cubo estão listadas em azul no lado esquerdo da figura.

Porém o método matemático para que o computador efetue a rotação executa 8 passos, conforme explicado no texto que segue.

Considere o seguinte

x, y, z = Referencial Cartesiano com origem em o.

P0, P1 = dois pontos que definem o eixo de rotação e este eixo coincide com a diagonal do cubo.

P2 = ponto a ser girado de 120o.

Tabela-1.Coordenadas iniciais
 
Ponto x y z
P0 5 0 0
P1 -5 10 10
P2 5 10 10

Passo-1. Aplicar ao ponto P0 o deslocamento  -5x; 0y; 0z  para ele coincidir com a origem.
Executar o mesmo deslocamento para P1 e P2.

Tabela-2.Coordenadas após o passo-1.
 
Ponto x y z
P0' 0 0 0
P1' -10 10 10
P2' 0 10 10

Passo-2. Girar = 45o ao redor do eixo referencial cartesiano x para que P1' esteja no plano xy.
Executar o mesmo deslocamento para P1 e P2.

Utilizar a matriz rotação

Tabela-3.Coordenadas obtidas após o passo-2.
 
Ponto x y z
P0'' 0 0 0
P1'' -10 0 10 * (21/2)
P2'' 0 0 10 * (21/2)

Passo-3. Calcular o ângulo de rotação do segmento oP1''  para que o ponto P1'' alcance o eixo referencial z .


Passo-4. Girar  o ponto P1'' e o ponto P2'' de = 35,264o  ao redor do eixo referencial y.

Utilizar a matriz rotação

Tabela-4.Coordenadas obtidas após o passo-4.
 
Ponto x y z
P0''' 0 0 0
P1''' 0 0 17,321
P2''' 8,1650 0 11,547

Passo-5. Executar a rotação escolhida: girar de  = 120o o ponto P2''' ao redor do eixo referencial z.

Utilizar a matriz rotação

Tabela-5. Coordenadas do ponto P2iv obtidas após o passo-5.
 
Ponto x y z
P2iv -4,0825 7,0711 11,547

Passo-6. Reverter: girar de -= -35,264o o ponto P2iv ao redor de y.

Tabela-6. Coordenadas do ponto P2v obtidas após o passo-6.
 
Ponto x y z
P2v -9,9999 7,0711 7,0711

Passo-7. Reverter: girar o ponto P2v de -= -45o ao redor de x.

Tabela-7. Coordenadas do ponto P2vi obtidas após o passo-7.
 
Ponto x y z
P2vi -10 10 0

Passo-8. Reverter: deslocar o ponto P2vi de  +5x; 0y; 0z para a posição final.

Tabela-8. Coordenadas do ponto P2vii obtidas após o passo-8. Rotação completada.
 
Ponto x y z
P2vii -5 10 0

Conclusão

O ponto P2vii coincide com o ponto P3.

Observação

O programa que projeta a figura animada foi realizado com o auxílio do programa Rotação de Objetos ao Redor de um Eixo Arbitrário

Exercício

Utilizar o recurso citado acima para obter as coordenadas cartesianas finais para o ponto P2 ( 5; 10; 10) após a rotação inicial de 120o e após uma rotação de -120o e após uma rotação de 240o ao redor do mesmo eixo definido pelos pontos P0 (5; 0; 0) e P1 (-5; 10; 10). Escreva as tuas conclusões. Sugestão: utilize  x[0] = 5; y[0] = 10; z[0] = 10 e x[1] = 5; y[1] = 10; z[1] = 10 porque o programa do recurso demanda pelo menos dois pontos para definir um segmento, neste caso o segmento tem comprimento xero.

Referência

Fundamentals of Crystallography, Edited by C. GIACOVAZZO, Second Edition, Oxford University Press, Great Britain, 2002.

Tabela de temas
 
Apresentação