p2gg

Primeira edição 06/ 8/ 2013, última atualização 24/11/2013

em Inglês/ em Português
 


 

A distribuição periódica bidimensional de um disco grande conectado a dois discos menores dada nesta página pode ser estudada em cristalografia com 4 possibilidades

corretas e diferentes de cela unitária. Em cada possibilidade o centro dos discos em posição geral será definido por coordenadas diferentes em relação à origem da respectiva cela unitária.
Analise com atenção estes dados.
Convida-se a resolver os itens propostos abaixo.
  1. Identifique o símbolo correto da cela unitária da distribuição bidimensional dada.
  2. Apresente as coordenadas dadas pelo aplicativo acima que definam a origem de cada tipo de cela unitária.
  3. Forneça a dimensão das celas unitárias encontradas em 2.
  4. Atribuir coordenadas x = 0 e y = 0 à origem de cada tipo de cela unitária e identificar as coordenadas dos objetos em posição geral e em posição especial e suas respectivas multiplicidades.
  5. Descreva qualquer correspondência entre o tamanho dos discos e o tipo de posição ocupada em cada possibilidade de cela unitária, respectivamente.

  6.  
Ao mover o mouse sobre o desenho acima as coordenadas do mouse serão apresentadas na "status bar". Após acionar o botão direito do mouse num ponto escolhido da figura, a origem do sistema de coordenadas apresentadas na "status bar" são corrigidas de modo que x = 0 e y = 0 para aquele ponto. Estes recursos constam do programa aplicativo "oito2" desta página. Atualmente os "browsers" testados e que conseguem corresponder a este recurso são o "Internet Explorer 10" e o "Safari 5.1.10". No teste realizado nesta atualização os "browsers" "Firefox 25.0", "Konqueror 4.10.5" e "Safari 5.1.7" ou não conseguiram acionar o aplicativo e apresentaram apenas a parte estática em html ou não apresentaram as coordenadas na "status bar" ou apresentaram coordenadas erradas.

Referência

International Tables for Crystallography (2005). Vol. A, edited by T. Hahn, Dordrecht: Springer.

Tabela de temas
 
Apresentação